Eleições do Sistema CONFEA/CREA/MUTUA e o coronavírus (Covid-19)

Matéria publicada no Jornal O Estado.

Eleições do Sistema CONFEA/CREA/MUTUA e o coronavírus (Covid-19)

Comprometidos com o esforço nacional de combate a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Clube de Engenharia do Maranhão (CEM) suspendeu as suas atividades presenciais e toda a programação em comemoração aos seus 71 anos. A medida atende as determinações do Decreto Estadual Nº 35.662, de 16 de março de 2020.

A programação de comemoração ao aniversário do CEM seria realizada este mês, com a promoção de cursos e palestras por um período de 15 dias. Depois de nova avaliação desta situação serão divulgadas novas datas e todos os casos dos participantes inscritos serão levados em consideração a esta mudança.

Aproveitamos o momento para informar que as eleições para o Sistema CONFEA/CREA/MUTUA estão marcadas para o dia 03 junho deste ano nas esferas federal e estadual. E os profissionais registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (CREA-MA), com a anuidade de 2019 paga, têm direito de votar devido ter sido prorrogado o pagamento da anuidade 2020 até dezembro deste ano.

O CONFEA é o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, que reúne os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (CREAs) e MUTUA que é a caixa de assistência dos profissionais de engenharia, agronomia e geociências. Os eleitores do Maranhão votarão para a escolha do presidente do CONFEA, presidente do CREA-MA, conselheiros federais e os diretores Geral e Administrativo da MUTUA.

A questão é que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) compromete todo este processo eleitoral devido a vários fatores, entre os quais o principal que é o cuidado preventivo que devemos ter com a saúde e com a vida dos profissionais participantes desse processo eleitoral, o que inviabiliza as atividades presenciais dos candidatos e eleitores.

Neste aspecto, vale ressaltar ainda que o próprio Regimento Eleitoral desse processo já está comprometido, pois prevê uma campanha eleitoral de 90 dias, que começaria no dia 7 de março, incluindo atividades presenciais, o que não está ocorrendo por causa da pandemia o do Decreto Estadual Nº 35.662.

Diante destes fatos, nos do CEM defendemos o adiamento das eleições para Sistema CONFEA/CREA/MUTUA, por causa do coronavírus (Covid-19) que está colocando em risco a saúde e a empregabilidade da população. Além disso, as eleições realizadas sem a campanha presencial favorecem os candidatos que estão disputando a reeleição, por serem os mais conhecidos, e prejudicando os demais candidatos que ficam impedidos de apresentarem e defenderem suas propostas de trabalho, de forma presencial, aos eleitores. Assim, sugerimos como nova data das eleições, o dia 11 de dezembro, quando se comemora o Dia do Engenheiro. O momento exige a união e a determinação de todos para refazer planejamentos, adequando os calendários a esta nova realidade que alterou a vida dos maranhenses, brasileiros e a da população de todo o planeta.

José Henrique Campos Filho é engenheiro civil, empresário, ex-secretário de Administração e Previdência do Estado do Maranhão e presidente em exercício do Clube de Engenharia do Maranhão.