História do Clube de Engenharia do Maranhão

O CLUBE DE ENGENHARIA DO MARANHÃO- CEM
 
Fundado em 18 de março de 1949 e reconhecido de utilidade pública no dia 14 de outubro de 1949, pelo decreto lei nº 358 aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão. Nessa época, o presidente da Assembleia Legislativa era o Deputado Alcino Guimarães, o primeiro secretário era o Deputado Eduardo Reis e o segundo secretário era o Deputado César Aboud. Nessa ocasião o governador do Estado do Maranhão o Dr. Sebastião Archer da Silva que apoiou a ideia e acompanhou com muito interesse, todo o processo junto à Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.
Em 29 de janeiro de 1999, o Clube de Engenharia do Maranhão também foi reconhecido como utilidade publica pela Câmara Municipal de São Luís, conforme a lei de nº 3.803/99 de autoria do Vereador Engº José Joaquim Guimarães Ramos.
Em março de 1949, assinaram o livro de fundação do clube, os seguintes engenheiros: Emiliano Macieira, Luis Brito Passos, João Carvalho Aragão, Heitor Lisboa de Araújo, Ruy Ribeiro de Mesquita, Alexandre Costa, Silvio Serra de Menezes, Argemiro Feire Gameiro, Ambrósio Guimarães, Sílvio Vilar Guedes, João Vasconcelos Martins, Lourival Castro Martins, Manoel Martins, José de Ribamar Guimarães Casal, Almir Marques, Antônio Alexandre Baima, Arnold Viana Koblitz, e os engenheiros agrônomos: Urbano Franco de Araújo, Ezelberto Martins, Rosa Mochel Martins, Eliezer Rodrigues Moreira e Ribeiro de Carvalho.
A partir de 1950, outros profissionais da engenharia incorporaram-se à relação anterior: Urbano Ferro Costa, José Garcia Fernandes, José da Silvia Libéro, Hedel Azar e Clayrton Garcia Quinderé.

A primeira Diretoria Executiva do Clube de Engenharia do Maranhão teve a seguinte constituição:

  •         Presidente: Engº Civil Emiliano Macieira,
  •         1º Vice-Presidente: Engº Civil José Martins Leite,
  •         2º Vice-Presidente: Engº Agrônomo Eliezer Rodrigues Moreira,
  •         Secretario Geral: Engº Civil José Areias Guimarães
  •         Tesoureiro: Engº Civil José Ribamar Araujo.

As atividades de engenharia, arquitetura e agronomia no estado do Maranhão eram subordinadas à 1ª Região, com sede em Belém – PA. O delegado no Maranhão era o Engº Sílvio Serra de Menezes. O governador Pedro Neiva de Santana, o Engº Agrônomo Lourenço Tavares Vieira da Silva e outros profissionais da engenharia que desempenhavam altas funções publicas, apoiados pelo Clube de Engenharia do Maranhão, conseguiram trazer para nosso estado em 1973, o Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA-MA). Exerceram a presidência do CREA-MA os seguintes profissionais: Engº Agrônomo Ezelberto Martins, Engº Civil José Ribamar Araújo, Engº Agrônomo Graccho Bolívar Pinheiro, Engº Agrônomo Francisco Soares da Silva, Engº Civil José Ribamar Franco da Costa, Engº Civil José Pinheiro Marques. Atualmente o CREA-MA é presidido pelo Engº Operacional Raymundo José Portelada.
 
Nos anos setenta
 
Segundo o Engº Haroldo Tavares, vários profissionais da engenharia foram contratados para compor com os existentes da década de cinquenta, a equipe de técnicos do estado do Maranhão (engenheiros, arquitetos, geólogos, agrônomos, e demais categorias profissionais).
Com a criação da Escola de Engenharia e da Escola de Agronomia se fazia necessário a reestruturação do Clube de Engenharia do Maranhão. Conforme registros anteriores, esta entidade viria nortear, orientar e abrigar os profissionais que seriam formados em nossas escolas.
Pensou-se em criar uma entidade que reunisse engenheiros e arquitetos denominada Associação Recreativa de Engenheiros Arquitetos – ÁREA, cujo slogan seria: “Entre na ÁREA” para justificar nossas reuniões às sextas-feiras, a partir das dezoito horas, que eram realizadas no Clube Casino Maranhense e serviam de preparação para as peladas aos sábados nas praias na Ponta D’areia, Araçagi e campos de futebol da periferia. Os craques eram capixabas, baianos, cearenses, paraenses, cariocas e obviamente, maranhenses.
Já estávamos em fase de aprovação do estatuto da ÁREA quando fomos procurados pelos engenheiros José Ribamar Araújo, Areias Guimarães e Arthur Azar, que passaram a frequentar nossas reuniões da ÁREA. Falaram-nos da existência do Clube de Engenharia, noticia muito bem recebido por todos e de imediato nos comprometemos a não “entrar na ÁREA” e sim reforçar a equipe do Clube de Engenharia do Maranhão.
Em 21 de setembro de 1972, elegemos a diretoria para o biênio 72/74, com a finalidade de reestruturar o clube.
Em 17 de agosto de 1973, na Rua Portugal nº 225, sede da SURCAP (Sociedade de Urbanismo e Melhoramentos da Capital), com presença de vários alunos da Escola de Engenharia do Maranhão, convidados para o evento, foi dado conhecimento que o Conselho Federal de Engenharia Arquitetura e Agronomia – CONFEA, pela resolução nº 216 comunicava a criação da 19ª Região do CREA, com sede na cidade de São Luís – MA.
 


Atendimento

Segunda à sexta das 13h às 19h

Endereços

Av. dos Holandeses, 14 - s 1403 - Jardim Renascenca, São Luís - MA,
CEP: 65065-180

Telefones

(98) 98460-8965 whastapp
(98) 3303-4981
(98) 3303-4983

Email

clubeengenhariama@gmail.com

FALE CONOSCO AGORA!