Visita Técnica Edifício Manhatan III - Construtora Canopus

19/05/2018 -

Engenheiros e empresas se unem em defesa da qualidade da construção civil

O Clube de Engenharia do Maranhão (CEM), a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Maranhão (Ademi-MA) e Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Estado do Maranhão (Sinduscon-MA) decidiram unir força com o objetivo de defender a qualidade da engenharia civil no Maranhão. A meta é mostrar aos engenheiros e ao mercado empreendimentos com acabamentos e sistemas de instalação que atendam as exigências técnicas legais e tenham alto padrão de qualidade.

As ações estão sendo colocadas em prática pelo Projeto Educação Continuada, do Clube de Engenharia, com a promoção de visitas técnicas as obras. O objetivo é apresentar a engenheiros e estudantes de engenharia empreendimentos imobiliários de São Luís, em construção e recém-construídos, que apresentem alto padrão de qualidade e garanta a confiança dos clientes.

O presidente do Clube de Engenharia, Emanuel Miguez, disse que esse acompanhamento do Clube de Engenharia é uma forma das empresas mostrarem à sociedade que estão colocando no mercado empreendimento seguros e de qualidade. “Os engenheiros e empresas estão comprometidos com a qualidade das obras, em especial com os sistemas de instalação, como os de combate a incêndio, elétrico, hidráulico, de gás, entre outros. O que queremos é que a sociedade tenha acesso a obras de qualidade”.

No sábado (19), cerca de 40 engenheiros e estudantes de engenharia visitaram o Edifício Manhattan Center III, da construtora Canopus, no Renascença II (esquina das ruas Perdizes com Monção). Eles estavam acompanhados gestores e técnicos da empresa e diretores e profissionais do Clube de Engenheiros.

O objetivo das visitas técnicas e mostrar as várias etapas das obras, a importância de seguir as normas legais em termos de sistemas de prevenção de inocência, entre outros intens. Os participantes, também, estão conhecendo as tendências atuais que impactam a construção civil por causa da aplicação de novas tecnologias na concepção de projetos.

Emanuel Miguez disse que São Luís é uma das cidades em que a construção civil está utilizando concepções inovadoras de projetos arquitetônicos visando atender as demandar do mercado. “Empregados e empregadores estão buscando parcerias em um momento difícil em que há 50 mil engenheiros desempregados e cerca de cinco mil obras paradas no Brasil”.

Para Miguez e empresários, a qualidade das obras de construção civil, incrementada por meio da aplicação de novas tecnologias atraem novos clientes. “E é preciso preparar o profissional para este momento de transformações”.

Emanuel Miguez disse que é importante aliar o uso de novas tecnologias e concepções criativas na área de construção civil e arquitetura aliado a uma educação continuada que atualize os profissionais do setor. “Nestas visitas, os participantes terão oportunidade de conhecerem os novos revestimentos, internos e externos, e os sistemas de instalação”.

Este ano, o Clube de Engenharia já promoveu três visitas técnicas. A primeira foi ao prédio o Essenza, empreendimento da Alfa Engenharia, no Renascença II e a segunda ao Edifício Palermo, da Treviso Engenharia.   O trabalho de educação continuada do Clube de Engenharia tem como base em três eixos de atividades: promoção de palestras, minicursos e as visitas técnicas.