O Presidente

Prezados Sócios e Amigos do Clube,

Dirijo-me aos senhores e senhoras, nesta oportunidade em que também comemoramos o Dia do Engenheiro, para em nome da nova Diretoria Eleita para o triênio 2018 a 2020, agradecer aos engenheiros, agronomos, geologos, geografos , metereologistas bem como todas os  outros profissionais abrigados no seio do sistema CONFEA/CREAs,  que não hesitaram em confiar a nós o destino do nosso estimado Clube de Engenharia do Maranhão.
Temos muito trabalho pela frente. Vamos Reformular o Estatuto do CEM para adequá-lo às novas demandas sociais. Vamos ampliar a base de associados, oxigenando a participação de todas as categorias de associados. Vamos procurar  solucionar definitivamente as dificuldades de cobrança das mensalidades dos sócios , fato que desagrega e despontencializa as ações do clube.

Vencidas essas etapas estruturantes iremos dar continuidade ao esforço do CEM de mobilizar a classe profissional para discussão dos grandes problemas que afetam nossa cidade, nosso Estado e nosso pais, tais como , transporte, energia, habitação, espaço urbano , atividades agro-pastoris etc. Para isso crieremos Comites Tematicos especializados. A sociedade precisa conhecer nosso pensamento e nossas criticas. Afinal,  nossa atividade de engenharia e agronomia responde por quase 50% do PIB estadual. Estou certo que a partir de agora o CEM irá retomar  posições importantes em nosso Estado, ficando  na vanguarda das discussões que ajudarão  a construir o Maranhão do futuro

Estaremos trabalhando também, para consolidar um amplo programa de Engenharia Pública, onde iremos disponibilizar gratuitamente projetos básicos com cadernos de encargos e  planilhas orçamentarias   para construções residenciais de 50, 60 e 70 m2. Isso tudo vai contribuir para a melhoria do nosso IDH que tem sido defendida prioritariamente pelo novo governador eleito, Flavio Dino.

Iremos atuar fortemente em programas de educação continuada,  para ajudar a capacitar e atualizar nossos associados nesse mercado global complexo e  crescente em  concorrencia. Queremos que nossos profissionais estejam também na vanguarda do conhecimento tecnico e cientifico.

Iremos abrir serviços de apoio as ME e EPP devidamente enquadradas como empresas de engenharia à luz da Lei 5.194/66. Precisamos fortalecer nossas empresas locais.
Sabemos que tudo isso  terá uma grande  finalidade : a valorização do nosso profissional.

Gostaria de finalizar  dizendo aos Senhores e Senhoras, que hoje o Clube de Engenharia do Maranhão é reconhecido pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia como entidade precursora do sistema CONFEA/CREAs, o que muito nos orgulha e nos convida a pedir uma salva de palmas a todos os ilustres colegas que ajudaram a construir nosso clube em 1949.

Obrigado, sinceramente

EngºCivil Emanuel Miguez